domingo, 2 de novembro de 2008

RGA e Abaixo-Assinado

Olá a todos*

No dia 30 de Outubro de 2008 realizou-se a Reunião Geral de Alunos (RGA). Infelizmente apenas estiveram 30 pessoas presentes.

Nesta reunião foram dadas informações importantíssimas acerca do Orçamento de Estado de 2009.

Tentaremos, de um modo muito sucinto, explicar-vos o que foi dito na RGA:

- Com o Orçamento de Estado de 2009 o Ensino Superior Público fica com um prejuízo de milhões de euros e quase sem condições de manter as portas das faculdades abertas.

- Isto levou a que as Faculdades da Universidade de Lisboa juntassem todo o seu saldo de modo a suportarem a grave situação financeira.

- Com esta medida, as Faculdades ainda têm a capacidade de suportar as despesas relativas a este ano lectivo. No entanto, salienta-se que é com o dinheiro das propinas que é pago o ordenado dos docentes, funcionários e demais despesas de cada faculdade.

- O saldo anteriormente referido era o que permitia às faculdades contratarem pessoal docente, funcionários e financiarem os projectos de investigação. Isto é, sem saldo... não há nada para ninguém!!

- Com a falta de dinheiro para suportar as despesas as propinas terão de aumentar (aliás já aumentaram 100€).

- Para o ano as Faculdades já não terão saldo para suportar as despesas e corremos o risco de ficarmos dependentes dos "amigos do ministro".

- O Reitor da Universidade de Lisboa foi o único a opor-se a este orçamento e fê-lo publicamente. Deste modo, encontra-se isolado do restante grupo de Reitores.

- O Reitor viu-se obrigado a aceitar esta situação insustentável... Isto porque não havia alternativa possível já que as restantes universidades do país apoiam este orçamento, incluindo a Universidade de Coimbra (e quando Coimbra aceita!!!... ).

- Relativamente à Universidade de Lisboa, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação foi a última a aceitar este Orçamento. Teve que aceitá-lo porque a questão era: "Ou se aceita ou se fecha a Faculdade!!". Aceitámos mas com uma deliberação a dizer que estamos contra!!!

- O corpo docente devia ser o 1º a opor-se, já que os ordenados não são pagos... O panorama geral é: é fácil ser contra mas os docentes (e funcionários) não se manifestam publicamente!!

- Isto faz com que os estudantes da Universidade de Lisboa estejam sozinhos nesta luta. Portanto, é de extrema urgência fazermos algo contra a perda da nossa independência!!!


"A AAUL em associação com todas as AE's da Universidade de Lisboa decidiram criar um abaixo-assinado (download). Este estará disponível 2ª e 3ªFeira, onde correrá todas as faculdades da UL."

Na 2ª feira o abaixo-assinado circulará pelas aulas do 2º ano. Pede-se a todos que assinem este documento... é urgente fazermos algo! As coisas não caiem do céu... é preciso manifestar o nosso descontentamento!!

Ao longo desta semana haverá debates no bar e uma nova Reunião Geral de Alunos onde será decidido quais as medidas que a FPCE irá tomar contra esta situação!

De momento, não sabemos a data e a hora exacta das sessões de debate e da RGA.

Futuras informações acerca deste assunto serão postadas no blog.

"É muito importante a vossa presença, que ouçam as explicações, as ideias, que falem também, que participem, pois só todos juntos poderemos marcar a nossa posição!"

=(*

Sem comentários: