sábado, 28 de fevereiro de 2009

Jantar - Pedido de Contacto

Oláaa*
*
Procuro o contacto urgente de:
*
- Ana Rita Ferreira
- Inês Simões
- Cláudia Camacho
- Inês Valério
- Maria Ana Rainha
- Tiago Almeida
- Andreia Simões
- Élia Dias
*
*
Nota:
Peço que no máximo até amanhã às 21h entrem em contacto comigo. =)
*
*
Obrigada* =)*
*

Conferência de Comportamentos de Risco



Mais informações: AE
*
*
=)*
*

Psicologia Dinâmica - Grupos de Trabalho

Grupos de Trabalho de Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
*
=)*

IV Colóquio Europeu de Psicologia e Ética


IV Colóquio Europeu de Psicologia e Ética

19 e 20 de Março de 2009



Data para o limite para inscrição a preço reduzido

6 de Março de 2009



Programa



Ficha de inscrição


Site do Evento



Mais informações:

Centro de investigações e intervenção - 218 811 700/708

cii@ispa.pt

www.ispa.pt



=)*
Obrigadaaaa Isabel Lopes* =)*

Gala da FPCE



Mais informações:
Entrem em contacto com a AE ou então com a Inês Lobo - inesclm@gmail.com


=)*

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Saga Neurobiologia - Parte Eterna

Oláaaa*

1. Aos Alunos Não Avaliados

- Falei com a Professora Isabel da Fonseca que me disse que de facto houve alguns trabalhos que se extraviaram. Não se "preocupem" que ela vai corrigir o erro.

- Todos os trabalhos que foram deixados a meu cargo foram entregues directamente à Professora.
*

2. Primeira Época

- Todos os trabalhos que foram entregues serão considerados como pertencentes à 1ª época.

- O prazo da entrega dos trabalhos em 1ª época termina a 27 de Fevereiro de 2009 (6ª feira, amanhã).

- A Professora disse que em prinicpio as notas seriam lançadas amanhã.
=S


3. Segunda Época

- Do dia 28 de Fevereiro a 6 de Março de 2009 têm a possibilidade de melhorar ou entregar o trabalho em 2ª época.


=)*

Avaliação - Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento

A avaliação desta unidade curricular passa por:
*
*
1. Trabalho de grupo - 4 elementos no máximo (40% da nota final)
*
a) Com duas componentes:
*
- Apresentação oral em aula do tema (20% da nota final);
*
- Trabalho escrito (vale 20 %): tem que seguir as normas da APA, formato artigo científico e não pode passar das 15 páginas. O trabalho escrito deve ser entregue até 15 dias depois da apresentação oral.
*
b) Material Base:
*
- A professora dá um artigo base. Para além desse artigo é necessário fazer uma boa pesquisa sobre o tema.
*
- O artigo referente ao tema de cada trabalho está disponivel na reprografia no dossier da cadeira.
*
*
2. Exame escrito (50% da nota final)
*
*
3. Mais informações
*
- 10 % da nota final são para a participação;
*
- A professora aconselha todos alunos a lerem os artigos correspondentes aos trabalhos práticos, para que durante as apresentações os alunos possam estar dentro do tema.
*
- Há regime presencial nas aulas práticas (na primeira semana não foram marcadas faltas).
*
*
=)*
Obrigadaaa Silvia* =)*

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

AE - Saga de Neurobiologia

Olá*
*
A Dina Guerreiro, membro da AE, telefonou-me (há cerca de 2h) e disse-me que de facto falou com a professora Isabel da Fonseca, mas que ainda não estava a par desta situação.
*
Quando soube de tal acontecimento tentou falar com a professora mas a senhora já não se encontrava na faculdade.
*
Posteriormente, dirigiu-se à telefonista da faculdade e aí foram feitos 3 telefonemas: um para casa da professora e dois para o telemóvel. Não foi possível obter qualquer resposta da professora já que ninguém atendeu as chamadas.
*
*
=)*

Neurobiologia - Lista de alunos não avaliados =(

01 - Elsa Conde, 7354 *
02 - Andreia Cunha, 7291 *
03 - Tânia Marques, 7527
04 - Ana Arrais, 7239
05 - Andreia Simões, 7285*
06 - Mariana Galvão, 7439
07 - Bárbara Marinho, 7296 *
08 - Ana Rita Fonseca, 7266
09 - Silvia Lopes, 6741 *
10 - Clara Viveiros, 6632
11 - Maria Maia, 6277
12 - Mónica Ascensão, 6704
13 - Isabel lopes, 7166
14 - Maria Gabriela Carvalho, 7429
15 - Sara Taborda, 7500
16 - Ana Rita Governo, 7507 *
17 - Maria Joana Fonseca, 7431
18 - Ana Margarida Machado, 7244
19 - Maria João Corrêa, 7435
20 - Diana Moreno, 7340
21 - Ana Catarina Abrantes, 7223




=(
=)*

Neurbiologia - Quem não foi avaliado?

Oláaa*
*
Bem.. sei que está toda a gente chateada.. Lamento imenso.
*
Amanhã vou a faculdade ver se a porfessora anda por lá e não estiver lá telefono-lhe (não tenho o número dela mas telefono da faculdade).
*
1.
Peço a todos os alunos que entregaram o trabalho (1ª ou 2ª fase) e que não foram avaliados que me enviem um email com o vosso:
*
- nome
- número de aluno
*
Deixerei aqui a lista dos nomes dos alunos em tal situação.
*
Amanhã e entrego a lista à professora e no pior dos casos deixo no cacifo... Assim, a professora fica logo com uma referência e têm uma ideia da dimensão da tragédia!
*
2.
Quem quiser envie-me o trabalho que eu vou a utopia imprimi-lo e encardená-lo. Fico com o recibo e depois vocês pagam-me. Já vou lá por algumas pessoas, não me importo de ir lá por outras =)
*
*
Lamento imenso...
*
Lili*
=(*
*

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Avaliação - Fundamentos de Psicologia Cognitiva

Oláaaa*

Em relação a Fundamentos da Psicologia Cognitiva, vocês podem encontrar tudo neste site:
http://www2.fpce.ul.pt/disciplinas/cognitiva/index.htm


Ainda assim deixo a informação relativa à avaliação (atenção!!):

1. Apresentação oral de artigos (grupos de 4 alunos). O tempo total de cada apresentação por grupo é de 30 minutos. Antes de cada apresentação, os aluno deverão discuti-la com o docente em data a combinar (4 valores).

(Devem mesmo mostrar o trabalho ao docente antes da apresentação para evitar imprevistos e "bocas".)

2. Exame final de escolha múltipla sobre a matéria apresentada nas aulas (15 valores ou 16 valores se fizer o elemento 3).

3. Avaliação online de aulas teóricas e participação em experiência (1 valor).

- A avaliação online é composta por 6 mini-testes de escolha múltipla (3 a 5 perguntas) que devem ser realizados no final de cada bloco das aulas teóricas.


- Os testes serão colocados online na 3ª feira correspondente ao final do bloco de aulas teóricas e deverão ser respondidos online até às 10h de 3ª feira seguinte - ou seja, têm uma semana para responder ao teste. Nesse dia serão afixadas as soluções do teste para os alunos poderem avaliar o seu desempenho.

- Para obter avaliação neste elemento os alunos têm que responder a todos os 6 mini-testes e ter aproveitamento em pleno menos a 4 deles (mais respostas certas do que erradas no mini-teste).

- Adicionalmente, os alunos terão de participar em uma das várias experiências a realizar no âmbito da disciplina.

Apenas a realização dos dois componentes com sucesso terá avaliação (1 valor).


Mais informações:

Para terem aproveitamento, os alunos têm de fazer os elementos de avaliação 1 e 2, podendo optar por fazer ou não o elemento 3.

A nota final será a soma das notas parciais.

Dada a natureza dos elementos de avaliação apenas o exame é susceptível de melhoria de 1ª para 2ª fase.

Para os alunos de regime geral que estão a frequentar a disciplina pela primeira vez a avaliação final está condicionada por regras de assiduidade. Neste âmbito são admissíveis um máximo de 4 faltas nas aulas práticas, incluindo as faltas justificadas.

Os alunos repetentes que tiverem tido aproveitamento no trabalho de apresentação de artigos científicos em anos lectivos anteriores, não são obrigados a repeti-lo (embora o possam fazer), mas é aconselhável que assistam a todas as aulas. Os alunos que tiverem o aproveitamento no ano lectivo de 2007-2008 e pretendem realizar melhoria poderão apenas realizar o elemento 2 ou os elementos 2 e 3.



Aos alunos - principalmente aos do 1º ano:

Como infelizmente a taxa de reprovação a FPC foi alta, peço aos colegas do 1º ano que me enviem os vossos trabalhos de grupo para que possam ser postados no blog. Isto se quiserem.. =)

Peço isto porque para além de me pedirem para fazê-lo, constatei que os temas dos trabalhos práticos deste ano são bastante diferentes dos temas do ano passado.

Agradecemos a vossa colaboração.
=)*



segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Neurobiologia

Oláaa*

Hoje tive a falar com a professora Isabel da Fonseca que me disse o seguinte:

- As notas de neurobiologia do comportamento seriam hoje lançadas. Como não saíram hoje, talvez saiam na 4ª feira, já que amanhã é feriado.

- Os alunos que vão entregar o trabalho pela primeira vez ou que vão fazer melhoria têm até feira para fazê-lo.



=)*
Bom Carnaval e boas férias =)*

Avaliação - Temas de Biologia

1. Considerações

- A avaliação da cadeira será feita através de um exame escrito.

- No entanto, existe um trabalho de grupo que deve ser apresentado durante uma aula prática. A exposição e o trabalho em si não contam para nota.

- Os temas do trabalhos serão sugeridos pelos alunos. Será realizada uma votação para se decidir quais os 4/5 temas que deverão ser apresentados pelos alunos.

- Cada grupo deverá apresentar duas perguntas com as respectivas respostas. Pede-se que sejam apenas duas, sejam simples e que forneçam mesmo as respostas já que no final do semestre todas estas perguntas serão sorteadas. As que forem seleccionadas sairão no exame e constituirão as perguntas que valem 1 valor. Portanto, pede-se a colaboração de todos =).


2. Considerações Gerais

- Para poderem ser presentes à avaliação final é necessário que cada aluno tenha, pelo menos, 3/4 de presenças nas aulas práticas.

- A avaliação final constará da resposta a um questionário de 10 perguntas de resposta curta e de dois temas para desenvolvimento, a escolher de três propostos. A matéria do questionário e dos temas de desenvolvimento será a versada nas aulas teóricas e nas aulas práticas.

- A classificação será escalonada de 0 a 20 valores.

- Cada resposta curta terá cotação máxima de 1 valor e as respostas aos temas serão cotadas com um máximo de 5 valores.

- A prova terá duração máxima de 3 horas.

- As provas serão apreciadas por um júri constitutivo pelos docentes da cadeira.

- Cada aluno, a título individual, e se o desejar, terá acesso à sua prova, para análise e apreciação.

=)*

Bibliografia - Temas de Biologia

Temas de Biologia - Livro Recomendado

Título - Neurociências, Desvendando o Sistema Nervoso

Autores - Bear, Connors e Paradiso

Editora/Ano - artmed 2008

Preço - 90.95€



=)*

Programa - Temas de Biologia

1. Programa das Aulas Teóricas

01ª aula - Apresentação do programa da cadeira;
02ª aula - Sistema endócrino e a sua importância na regulação dos processos biológicos;
03ª aula - Continuação
04ª aula - Diferenciação e determinação sexual;
05ª aula - Hormona e puberdade;
06ª aula - Biologia do desenvolvimento;
07ª aula - Período embrionário;
08ª aula - Desenvolvimento do sistema nervoso;
09ª aula - Período fetal;
10ª aula - Aspectos biológicos da toxicodependência;
11ª aula - Mecanismos de defesa do organismo. Sistema imunitário;
12ª aula - Audição;
13ª aula - Tema Livre;
14ª aula - Revisões


2. Programa das Práticas

- Glândulas endócrino: hipófise, tiróide, cápsula supra-renal e pâncreas;
- Diferenciação sexual. Aparelhos sexuais masculino e feminino;
- Desenvolvimento embrionário.
- Reprodução medicamente assistida. Clonagem. Aspectos éticos;
- Temas para debate.

=)*

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Notas de Processos Cognitivos Automáticos - 1ª e 2ª época

Notas de Processos Cognitivos Automáticos - 1º semestre - 1ª e 2ª época

=)*

Perturbações do Desenvolvimento Infantil

Oláaa*

Aqui ficam informações sobre a reunião - Perturbações do Desenvolvimento infantil:

Data: 20 de Março de 2009

Local: Óbidos - Auditório da Casa da Música

Preço: 10 euros

Programa


=)*

Obrigadaaaa Isabel Lopes* =)

Grupos de Psicologia do Desenvolvimento - Prof. Stella

Oláaaaa =)


Aqui fica os seguintes ficheiros:

- Critérios de avaliação do trabalho prático

- Grupos de trabalho: estão assinalados com os números de elementos que faltam para cada grupo ficar completo.

- Elementos: Lista de alunos que ainda não se encontram inscritos em nenhum trabalho prático.


=)*

Fit Juniores - Formação

Oláaaa*

"A Fit Juniores é uma empresa que cria e implementa projectos que procuram contribuir para um estilo de vida mais saudável das pessoas.

O Fit Juniors é um programa multidisciplinar, composto por sessões onde a criança exercita de forma integrada, lúdica e através do jogo um conjunto de dimensões que a ajudam a crescer de uma forma mais saudável. Essas dimensões são:
- Aptidão Física,
- Desenvolvimento Pessoal e Social
- Hábitos Alimentares.

Considerando estas informações esta empresa contactou com a Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa no sentido de pedir colaboração para a divulgação de uma Formação Fit Juniores gratuita, uma vez que querem monitores FIT JUNIORS com formação na área de Psicologia e/ou Ciências da Educação, para integrarem equipas multidisciplinares aptas à dinamização de acções como Festas de Aniversário com o Fitty, animação de Férias Fit Juniors e outras acções de brand activation junto de marcas clientes da empresa em questão. Estas acções são implementadas maioritariamente em fins-de-semana e períodos de férias, com uma curta duração (um dia, uma tarde...), mas com grande frequência.

Assim, a formação que se pretende divulgar ocorrerá nos próximos dias 26 e 27 de Fevereiro (5ª e 6ª feira) das 9:00h às 13:00h, nas instalações do IPJ (Moscavide/Expo).

Quem fizer esta formação fica apto a ser monitor em activações do programa Fit Juniors.

Salienta-se mais uma vez que esta formação é gratuita, porém é necessário proceder a uma inscrição prévia para a qual deixo o seguinte contacto: margarida.lopes@fitjuniors.net

Cumprimentos,
Ana Rita Faria, "

=)*

Fonte: AE



Saga: Neurobiologia e Comportamentos Adictivos

Oláaaa =)
*
A Dina, membro do pedagógico da AE, dirigiu-se aos serviços académicos de modo a saber qual era o ponto de situação das notas de Neurobiologia do Comportamento e Comportamentos Aditivos. A resposta que obteve foi a seguinte:
*
1. Neurobiologia do Comportamento
*
A secretaria por diversas vezes pressionou a docente para lançar as notas e a resposta com tranquilidade foi "todos os meus alunos sabem a nota que tivereram".
*
*
2. Comportamentos Adictivos
*
O professor enviou a pauta online para a faculdade, no entanto a secretaria não pode lançá-la no netp@ até que seja entregue pelo docente uma cópia da pauta assinada, para que possam validar o processo (ou seja, lá para 4ª feira, se o professor for à faculdade há notas).
*
*
4ª feira a Dina, se a secretaria estiver aberta, volta a pressionar.
Este é mais um assunto para se discutir em RGA: apela mais uma vez à participação activa dos alunos.
*
=)*
*
Fonte: Dina Guerreiro

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Procura-se! - Psicologia de Densenvolvimento

Oláaa*

O seguintes colegas procuram mais elementos para fazerem o trabalho de grupo de Psicologia do Desenvolvimento:

1.
Tema: Desenvolvimento da linguagem e tem como objectivo a realização de um jogo.
Elementos: Ana Gentilhomem, Joana F. Monteiro, Rita Miguel e Sara Lourenço.
Turma: 5a feira as 11h e o grupo é:
Docente: Professora Stella
Contacto: ritaslmiguel@gmail.com


2.
Tema: Desenvolvimento Moral
Elementos: Sara Filipe, Cátia Azinheira e Cristina Mendonça
Turma: P5
Docente: Professora Stella
Contacto: sara-afp@hotmail.com


Nota:
Quem precisar de grupo envie-me um email =)

=)*
Lili*

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Missão Cumprida - Cognição Visual

Oláaaaa =)

Como o título do post diz, as mensagens foram hoje entregues ao Professor Paulo Ventura =).

Curiosos? Vão continuar mais um pouquinho porque só vão saber o que passou mais a frente... isto porque optei por relembrar as coisas ... é mais bonito e intenso =)


1. Mensagem do Professor Paulo Ventura


Caros alunos(as) da cadeira de Cognição Visual,

Queria agradecer-vos pessoalmente o vosso entusiasmo, dedicação e trabalho. Todo o vosso empenho deu origem a uma grande alegria da minha parte. Ao longo dos anos, dei aulas teóricas a cadeiras obrigatórias, mas cada turma tinha mais ou menos o mesmo número de alunos que vocês. Esta experiência de Cognição Visual foi a mais enriquecedora que tive ao longo dos anos passados na Faculdade. Agradeço-vos muito do fundo do coração – muito obrigado por toda a vossa dedicação. Gostei tanto de vocês que o meu wall paper no computador é uma foto que vocês tiraram na aula do croquete e que gentilmente me enviaram. Vou ter saudades vossas!!!!!!!!!!!!

Um abraço, de admiração,

Paulo Ventura


2 - Mensagens dos alunos para o Professor Paulo Ventura



video


4 - Agradecimento e Convite do Professor


Caros alunos(as) de Cognição Visual,

A vossa surpresa deixou-me profundamente emocionado e sensibilizado: senti "pele de galinha" e vieram-me as lágrimas aos olhos. Os sentimentos estiveram mesmo à flor da pele!!! Este é um momento que ficará indelevelmente marcado na minha memória. Voltarei às vossas mensagens muitas e muitas vezes, relendo-as e revivendo todos os sentimentos que na primeira vez me surgiram. Muito, muito, muito, OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O apreço, o respeito, o carinho e a admiração são meus também para convosco!!!!!

Além de vos agradecer do fundo do meu ser, gostaria de vos endereçar um convite que muito me honraria se o aceitassem. Nos dias 12 e 13 de Março (às 15horas) decorrerão as minhas provas de agregação (no salão de doutoramentos da Reitoria). Este é um momento único da minha carreira, pois é o único momento em que para além do Mestrado e Doutoramento há uma discussão pública do nosso trabalho. Nestas provas discutir-se-ão no primeiro dia o meu curriculum vitae e o relatório sobre uma cadeira (Cognição Visual) - dois colegas, um do Minho e outro do Porto farão a discussão desses aspectos e eu terei que responder. No segundo dia, apresento uma aula sobre um tema da minha investigação (escolhi as relações entre a leitura e fala) e essa aula é discutida por alguém que muito prezo e aprecio: o Prof. Doutor Alexandre Castro-Caldas.

Se me pudessem honrar com a vossa presença ficaria muito, muito contente.

Um muito obrigado a todos por um momento que nunca esquecerei.

Paulo Ventura

Nota - Não é preciso inscreverem-se.. é só aparecer!


5 - Aos alunos que participaram


Como vos tinha prometido, enviar-vos-ei as mensagens =)
Obrigada a todos! =)


=)*
Foi tão lindooo*****

Erasmus - 2009/2010

Clicar na imagem



=)*

T1 - Psicologia Dinâmica

TP1 - Psicologia Positiva

TP1(16.02) - Aula Teórico-prática 1 de Psicologia Positiva


=)*

Inquérito sobre a Avaliação da Universidade de Lisboa‏

"Caros Delegados de Ano,

A Direcção da AEFPCE-UL vem, por este meio, comunicar que se encontra disponível on-line, na página da Universidade de Lisboa, um inquérito relativo à Avaliação Internacional, por parte da EUA, à nossa Universidade, decorrida no seguimento dos acontecimentos que levaram ao abandono, por parte do nosso reitor, do seu cargo. Apesar de não representar dados práticos para a elaboração de este relatório, é de extrema importância a resposta ao mesmo, por respeitar os pressupostos impostos por esta Comissão de Auto-Avaliação da UL.

Pedimos,então que divulguem nos vossos blogues esta informação, como também o respectivo link do inquérito.


Sem mais de momento,

P'la DAEFPCE-UL
Diogo Martins
Gabinete de Política Educativa"

=)*

Exercício 1 - Psicologia Positiva

Tema: "As três Bênçãos"

Consiste em:

- Durante um período de 15 dias devem elaborar uma lista de 3 coisas positivas que acontecem diariamente. Pretende-se que no final façam reflexão sobre esta experiência. Na conclusão desta reflexão devem acrescentar um produto/projecto postivo (qualquer coisa que contribua para o bem-estar individual/geral).

Entregar:

- Na próxima aula ou no final do semestre.

=)*

Avaliação - Psicologia Positiva

A avaliação final engloba:

- Elaboração de um portfólio individual que contém os exercícios propostos ao longo do semestre;

- Realização de um trabalho de pesquisa sobre um tema da matéria (6 páginas).

Nota:
Possivelmente serão acrescentadas mais informações neste post.

=)*

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Avaliação - Comportamento Humano e Ambiente

A avaliação final engloba:

- participação de experiências (cada uma vale 0,5 valores) pode chegar até 4 experiências (2 valores);

- participação nas investigações dos professores (2 valores);

- trabalho de grupo (não se sabe quanto vale);

- resposta a uma pergunta em casa, no máximo 30 linhas (não se sabe quanto vale).


=)*

Alteração - RGA

Convocam-se todos os alunos para comparecerem na RGA, dia 3 de Março pelas 12h na esplanada do bar da FPCE-UL, com a seguinte ordem de trabalhos:

- Discussão sobre a escolha de horários/optativas;

- Apresentação de sugestões para a resolução do problema supracitado;

- Elaboração e aprovação da redacção de um abaixo-assinado;

- Informações acerca da criação de listas para a Comissão de Praxes;

- Outros assuntos

=)*

Caixa de Dúvidas sobre a Ordem dos Psicólogos

"Na AE da FPCE-UL encontra-se uma caixa destinada às dúvidas existentes acerca da Ordem dos Psicólogos, onde estes podem depositar anonimamente questões relativas a este assunto.
*
A AE tem conhecimento dos diversos problemas e questões levantados pelos alunos sobre este tema, pelo que nos comprometemos a realizar uma actividade de esclarecimento. Para isso necessitamos da vossa colaboração para que consigamos chegar a todos os estudantes, respondendo de forma eficaz às suas dúvidas.
*
Para qualquer informação adicional podem entrar em contacto através do email ae.fpceul@gmail.com ou dirigindo-se à Associação de Estudantes.
Contamos com a vossa colaboração e agradecemos desde já a atenção.
*
A vogal de Saídas Profissionais,
Célia Monte"
*
=)*

T1 - Psicologia do Desenvolvimento

T1(17.02) - Aula Teórica 1 de Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

* Novo upload - formato pdf

=)*

Avaliação - Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

1. O trabalho prático é obrigatório para todos os alunos que nunca fizeram exame desta disciplina e facultativo para os alunos repetentes. Vale 50/200 pontos.

2. As aulas práticas são de frequência obrigatória para todos os alunos da disciplina que não estejam inscritos ao abrigo de um regime especial. Neste âmbito são admissíveis um máximo de duas faltas. Não se aceitam quaisquer documentos de justificação de faltas. Vale 10/200 pontos.

As aulas práticas são de frequência facultativa para todos os alunos da disciplina que estejam inscritos ao abrigo de um regime especial, ou seja, trabalhadores-estudantes, dirigentes associativos, atletas de alta competição e estudantes integrados em programas de intercâmbio internacional. Os alunos, nesta situação, que excedeam duas faltas não terão a classificação de 10/200 pontos, mas realizarão um exame escrito que vale 150/200 pontos. Não se aceitam quaisquer documentos de justificação de faltas.

3. A prova de avaliação final é obrigatória para todos os alunos da disciplina e consiste num exame escrito, sem consulta e com duração de duas horas. Esta prova vale, consoante o caso do aluno:

140 pontos - para os estudantes que realizem o trabalho prático e cuja frequência não obedece às normas previstas para os regimes especiais de inscrição (cf. ponto 2). Para aprovação da disciplina, exige-se um mínimo de 80/200 pontos nesta prova de avaliação final.

150 pontos - para os estudantes que realizaram o trabalho prático e cuja frequência obedece às normas previstas para os regimes especiais de inscrição (cf. ponto 2). Para aprovação na disciplina, exige-se um mínimo de 90/200 pontos nesta prova de avaliação final.

200 pontos - para os estudantes repetentes e que não tenham realizado trabalho prático. Para aprovação na disciplina, exige-se um mínimo de 100/200 pontos na prova de avaliação final.

4. Os alunos que pretendam fazer melhoria de nota serão avaliados numa escala de 1 para 200 no exame de 2ª época, ou seja, a nota obtida nas aulas práticas não é incluída na média final.

5. O exame final é constituído por 20 perguntas de múltipla escolha e todas elas têm de ser justificadas.

Programa - Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

1. Desenvolvimento da criança e do adolescente: considerações epistemológicas

2. A criança em idade escolar
2.1. Desenvolvimentos das estruturas cognitivas
2.2. Construção da capacidade de representação
2.3. Desenvolvimento do conceito de si e dos outros
2.4. Desenvolvimento moral e construção do juízo moral

3. O adolescente
3.1. Desenvolvimento físico na puberdade
3.2. Desenvolvimento cognitivo
3.3. Desenvolvimento social e emocional
3.4. Desenvolvimento moral e sua promoção
3.4. Génese, construção e estatutos da identidade

=)*

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Provedor Alunos AE

"Boa Tarde.

Espero que estejam todos cheios de força para este novo semestre.
Não sei se é do conhecimento de todos, mas a nova Direcção da Associação de Estudantes tem um novo "departamento" (ou o que lhe quiserem chamar), que tem como funções:
  • Responsabilidade na garantia de que os direitos dos estudantes são devidamente defendidos, sendo a este gabinete comunicados os problemas de índole lectivo ou administrativo que não sejam imediatamente solucionados pelos órgãos próprios da faculdade;
  • Assegura que todos os casos serão analisados de forma atenta e independente, sendo todos os esforços feitos para que a relação com os diferentes órgãos da faculdade se desenvolva com justiça e legalidade;
  • Auxiliar os alunos em todas as questões burocráticas da FPCE-UL.
Assim, e como não deve ser de conhecimento geral, pedia-vos que passassem este mail para os vossos mails de turma, e blogs, para que todos os alunos saibam que ele existe.

Para além disso foi criado um endereço de email (
provedor.aluno.ae@gmail.com), para onde podem enviar as vossas duvidas e problemas, para que me chegem mais facilmente.

Se não quiserem mandar email podem sempre ir à Associação de Estudantes que estará lá alguém para vos ouvir.

Entretanto a Associação de Estudantes está também a criar (ou a tentar) uma mailing list de todos os estudantes da nossa faculdade, para que possam receber informações, newsletters etc
Pede-se a todos os alunos que estejam interessados em participar desta mailing list que se dirijam à associação e que preencham as folhas que lá estão com os vossos dados.

Para finalizar, qualquer problema que tenham ou dúvidas, enviem - me email ou contactem -me.

Bom, por agora é tudo.

Desde já obrigado e bom semestre

Catarina Morais*"

=)*

Inscrições - Jantar

Oiii*

Deixo aqui a listas dos alunos no jantar:

Cinderela


1- Duarte Matos


D'Alma Lounge

01 - Liliana Dantas - Sim
02 - Tânia Marques - Sim
03 - Maria João Banazol -Sim
04 - Ana Rita Ferreira
05 - Sara Filipe - Sim
06 - Cátia Azinheira - Sim
07 - Cristina Mendonça - Sim
08 - Catarina Arsénio -Sim
09 - Inês Simões
10 - Raquel Mesquita - Sim
11 - Filipe Velez - Sim
12 - Inês Capinha -Sim
13 - Bárbara Marinho -Sim
14 - Sónia Silva - Sim
15 - Paula Matonse - Sim
16 - Ana Rita Fonseca -Sim
17 - Nuno Gonçalo Couto - Sim
18 - João Silva -Sim
19 - Pedro Junnot
20 - Patrícia Januário - Sim
21 - Carolina Farinha - Sim
22 - Maria Ana Monteiro - Sim
23 - Margarida Noronha
24 - Ana Machado -Sim
25 - Cláudia Camacho
26 - Inês Valério
27 - Maria Ana Rainha
28 - Tiago Almeida
29 - Andreia Simões
30 - Élia Dias
31 - Vasco Rodrigues - Sim
32 - Ana Rita Mimoso -Sim
33 - Sara Rei - Sim
34 - Inês Silveirinha - Sim
35 - Jorge Rodrigues -Sim


=)*

Jantar: Onde?

Oláaaa*

Bem... não percebo porque nada consegue ser simples.. =S =( =(

Então é assim:

- Uns alunos querem que o jantar seja no Cinderela em entrecampos. Segundo consta, o jantar seria 11 euros por pessoa e podem fazer o "barulho" que quiserem.

- Outros estão fartos do Cinderela e querem mudar de ares. Propus o D´Alma Lounge no Bairro alto. O jantar seria 13€ e havia karaoke. (Se bem que eu penso, se há karaoke é porque se pode fazer barulho!!!)

Já sei que não posso agradar a gregos e a troianos, mas vocês já sabem como eu funciono... eu escolho o que a maioria escolher.

Assim, peço-vos que me enviem um email para se inscreverem no jantar, com os seguintes dados:

- Nome
- Preferência: Cinderela ou D´Alma Lounge


Devem enviar-me os emails até dia 20 de Fevereiro de 2009.
O jantar, esperemos que seja dia 5 de Março de 2009.

Depois peço para que me confirmem se vão ou não. Só faço a reserva para o número exacto de alunos que confirmarem que vão ao jantar.

=)*
Lili* - papillon_dantas@hotmail.com

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Artigos 1 - Introdução à Psicologia do Envelhecimento

Circular - Neuropsicologia Cognitiva

Na aulas circulará uma folha com a seguinte informação, que fica aqui postada para que o documento circule rapidamente por todos os alunos:

"Caro aluno(a),

Para que possa haver mais uma prática de Neuropsicologia Cognitiva - 3ª feira, das 11h às 13h - é necessário uma listagem dos alunos desta unidade curricular a dizer que não se opõem/não há problema.

Deste modo, peço-lhe que deixe o seu nome e número de aluno(a) bem legíveis numa das linhas que se seguem."

Nota:
Os alunos devem preencher esta circular para que se possa abrir mais uma aula prática, a sua assinatura no documento não quer dizer que vão mudar de aula prática.

=)*

Circular - Psicolinguística Cognitiva

Na aulas circulará uma folha com a seguinte informação, que fica aqui postada para que o documento circule rapidamente por todos os alunos:

"Caro aluno(a),

Para que possa haver mais uma prática de Psicolinguística Cognitiva - 3ª feira, das 15h às 17h - é necessário uma listagem dos alunos desta unidade curricular a dizer que não se opõem/não há problema.

Deste modo, peço-lhe que deixe o seu nome e número de aluno(a) bem legíveis numa das linhas que se seguem."

Nota:
Os alunos devem preencher esta circular para que se possa abrir mais uma aula prática, a sua assinatura no documento não quer dizer que eles vão mudar de aula prática.

=)*

Mailing List da AE

Oláaa*

A pedido da AE circulará nas aulas uma folha que deve ser preenchida por todos os alunos com os seguintes dados:

- Nome
- Curso
- Mail

Com esta iniciativa a AE ficará com uma mailing list de todos os alunos para que possa enviar aos mesmos diversas informações.

A folha deve regressar a mim, Liliana Dantas.

=)*

Avaliação - Antropologia Cultural

1. Avaliação Teórica

- 15 valores;

- Consiste em comentar um excerto/informação de um de três temas (escolher 1);


2. Avaliação Prática

- 5 valores;

- Apresentação de um power point;

- Escolher uma das três opções: Tema à escolha ou Ficha etnográfica (analisar todos os aspectos funcionais de uma tribo à escolha), ou Ficha de leitura de uma obra clássica de antropologia.

=)*

Avaliação - Temas de Genética Humana

1. Considerações

- A avaliação da cadeira será feita através de um exame escrito.

- No entanto, existe um trabalho de grupo que deve ser apresentado durante uma aula prática. A exposição e o trabalho em si não contam para nota.

- Os temas do trabalhos serão sugeridos pelos alunos. Será realizada uma votação para se decidir quais os 4/5 temas que deverão ser apresentados pelos alunos.

- Cada grupo deverá apresentar duas perguntas com as respectivas respostas. Pede-se que sejam apenas duas, sejam simples e que forneçam mesmo as respostas já que no final do semestre todas estas perguntas serão sorteadas. As que forem seleccionadas sairão no exame e constituirão as perguntas que valem 1 valor. Portanto, pede-se a colaboração de todos =).


2. Considerações Gerais

- Para poderem ser presentes à avaliação final é necessário que cada aluno tenha, pelo menos, 3/4 de presenças nas aulas práticas.

- A avaliação final constará da resposta a um questionário de 10 perguntas de resposta curta e de dois temas para desenvolvimento, a escolher de três propostos. A matéria do questionário e dos temas de desenvolvimento será a versada nas aulas teóricas e nas aulas práticas.

- A classificação será escalonada de 0 a 20 valores.

- Cada resposta curta terá cotação máxima de 1 valor e as respostas aos temas serão cotadas com um máximo de 5 valores.

- A prova terá duração máxima de 3 horas.

- As provas serão apreciadas por um júri constitutivo pelos docentes da cadeira.

- Cada aluno, a título individual, e se o desejar, terá acesso à sua prova, para análise e apreciação.

=)*

Bibliografia - Temas de Genética Humana

Temas de Genética Humana - Livro recomendado

Título - Manual de genética Humana

Autor - Fernando Regateiro

Editora - Edição Portuguesa

Ano - 2007

Preço - 18.90€ na Bisturi






=)*

Programa de Temas de Genética Humana

1. Programa das Aulas Teóricas

01ª aula - Apresentação do Programa da Cadeira;
02ª aula - Genética das Populações. Lei de Hardy-Weinberg;
03ª aula - Excepções à Lei de Hardy-Weinberg - a consanguinidade, a mutação, a selecção, a migração;
04ª aula - Genética Molecular;
05ª aula - Genética das Doenças Comuns;
06ª aula - Genética do Comportamento;
07ª aula - Atraso mental de causa genética;
08ª aula - Anomalias congénitas;
09ª aula - Diagnóstico pré-natal;
10ª aula - Aconselhamento Genético
11ª aula - Genética e cancro - conceitos gerais;
12ª aula - Ética em genética
13ª aula - Tema livre
14ª aula - Revisões

2. Programa das Aulas Práticas

- Bases celulares e moleculares da hereditariedade;
- Aplicações da tecnologia do DNA recombinante ao diagnóstico;
- Aplicação da Lei de Hardy-Weinberg;
- Consanguinidade. Determinação do risco genético;
- Determinação de risco nos vários tipos de transmissão hereditária. Teorema de Bayes;
- Temas para debate.

=)*

RGA - Convocatória

"Convocam-se todos os alunos para comparecerem na RGA, dia 6 de Março de 2009 pelas 12h na esplanada do bar da FPCE-UL, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Discussão sobre a escolha de horários/optativas;

2. Apresentação de sugestões para a resolução do problema supracitado;

3. Elaboração e aprovação da redacção d eum abaixo assinado.


Gabinete de intervenção académica da AE-FPCEUL"


Como podem ver estão a ser reunidos esforços para que o problema seja resolvido, por isso é importante que os alunos compareçam na RGA porque sem eles a AE não pode fazer nada!

Temos a oportunidade de fazer algo!
Apareçam e lutem por esta causa comum!

=)*

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Possivel Jantar (2º ano)

Oláaa*


Espero que tenham tido umas excelentes férias ... eh eh eh =)


Bem.. Então é assim:

1. Possível Jantar - 5 de Março - 5ª feira

O jantar era para ser esta 5ª f, mas como é assim um pouco em cima da hora o jantar ficaria para a 2ª semana de aulas (depois do carnaval), dia 5 de Março de 2009. Desta forma, têm tempo para pensarem se querem ir mesmo ao jantar (só se deve inscrever quem vai e não quem gostaria de ir).

O jantar possivelmente será no D'Alma Lounge no Bairro alto e o menu seria o Menu Gula (sangria) das 22h/00h, com Karaoke.. por 13€. Digo a esta hora, porque se o jantar fosse às 19.30h teriamos de abandonar o espaço às 21.30h!

O restaurante tem capacidade para 100 pessoas, por isso estão abertas as inscrições até 20 de Fevereiro de 2009.

Devem enviar-me (Lili - papillon_dantas@hotmail.com) um email com o vosso nome. E peço que só se inscrevam pessoas que querem mesmo mesmo ir... e vão mesmo!!!

A lista das inscrições será postada no blog =)

*

2. Condições do Restaurante

- Após confirmação da reserva fico responsável em confirmar o total das pessoas, bem como dos pratos, 48h antes da data da reserva.

- Após a confirmação do número de pessoas e aquando da realização da referida reserva, o D'Alma Lounge reserva-lhe o direito de cobrar 5,00 euros, por cada pessoa que não compareça. (Paga quem se inscrever e não for).

- A pessoa titular do pedido de reserva, responderá directamente por estas condições. ... EU! Por isso apelo a vossa consciência =)

=)*


sábado, 14 de fevereiro de 2009

Colóquio - Crianças em Risco


10€ por estudante

Lisboa

=)*

Obrigada Nídia*

No Caminho da Felicidade

1. Tema:

No Caminho da Felicidade (Uma perspectiva Integral da Vivência Humana)

2. Formador:

José Antunes, Mestrado em Psicologia da Consciência
- Autor do Livro: Consciência, um Caminho Singular

3. Programa: «-

- Quem sou eu? Definição de Consciência
- Realidade, o que é? Como a criamos. “Vivendo” o nosso mito pessoal
- Onde nos encontramos focalizados na vida? Nível evolutivo da Consciência, percepção e realidade
- Como funcionamos? Consciência, mente e cérebro no processo autoconsciente
- Estados modificados da Consciência e o processo da autodescoberta. O despertar da consciência e o deslumbramento
- O Doutor Consciência e seus pacientes: mente e ego
- Como comunicamos e nos relacionamos uns com os outros
- O medo e a vontade. Sobreviver ou viver?
- As escolhas, a falta de livre arbítrio, a revolta e a procura
- Encontrei a missão! O caminho e a Intervenção Divina (sincronicidades)
- As inteligências intelectual, emocional e espiritual
- O autoconhecimento e a alquimia. A cura, a paz e o novo sentido de vida
- O papel integrativo da Psicologia da Consciência. O final do processo de individuação (Jung) e a personalidade integral
- Felicidade e sentir-me feliz
- Fórmula e receita para a felicidade
- O maravilhoso sabor da aventura da vida. Vamos viver?

4. Mais Informações:

Dia - 21 de Março de 2009

Hora - das 9:00h às 13:30h

Local - Anfiteatro da FPCE-UL

Duração - 4h

Preço - 10€ por estudante

Certificado - Sim

Inscrições - Através do Tiago Fonseca (Tiagoagfonseca@gmail.com) e na AE.

Pagamento - No acto de inscrição


=)*

Fonte: Blog do 3º ano

Formação Profissional

Oláaa* =)

A professora Maria Dulce Gonçalves, que leccionou Introdução ao Aconselhamento Educacional no semestre passado, está a organizar actividades nas quais os alunos da FPCE-UL têm geralmente 50% de desconto.

Para conhecerem essas acções de formação consultem o site:
www.lispsi.pt/Forma/index.htm

=)*

Fonte: Blog do 3º ano

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Notas de Introdução à Psicologia do Desenvolvimento - 2ª época

Notas de Introdução à Psicologia do Desenvolvimento - 1º semestre - 2ª época

Email da professora Sara Bahia:

"(...) Como a Professora Stella referiu em todas as turmas das aulas práticas e eu explicitei durante o exame aos alunos da minha turma prática, para a melhoria conta apenas a nota do exame de 2ª época. Por isso, alguns dos alunos não melhoraram a sua nota. Nesses casos, mantive a nota da 1ª época (que está a azul), tendo explicitado as notas obtidas nas 2 partes do exame de 2ª época (...)"

=)*

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

2º Semestre

Hellooooooo* =)

Bem, ainda não obtive resposta de todos os professores, mas conforme vou obtendo vou acrescentando informações a este post... Aqui ficam elas:


1. Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

Início das aulas teóricas: 1ª semana

Início das aulas práticas: 1ª semana


2. Psicologia Social

Início das aulas teóricas: 3 de Março de 2009

Início das aulas práticas: 3 de Março de 2009


3. Temas de Biologia

Início das aulas teóricas: 1ª semana

Início das aulas práticas: 2ª semana


4. Temas de Genética Humana

Início das aulas teóricas: 1ª semana

Início das aulas práticas: 2ª semana


5. Antropologia Cultural

Início das aulas teóricas: 1ª semana

Início das aulas práticas: 2ª semana


6. Psicologia Positiva

Início das aulas teórico-práticas: 1ª semana

* As aulas são sempre teórico-práticas


7. Introdução à Psicologia do Envelhecimento

Início das aulas teóricas: 1ª semana

Início das aulas práticas: 1ª semana

*

8. Psicologia da Aprendizagem

Início das aulas teóricas: 1ª semana

Início das aulas práticas: 2ª semana

***

9. Fundamentos da Psicologia Cognitiva

Início das aulas teóricas: 1ª semana

Início das aulas práticas: 2ª semana*

*

10. Psicolinguística Cognitiva

Início das aulas teóricas: 2ª semana

Início das aulas práticas: 2ª semana*

*********

11. Neuropsciologia Cognitiva

Início das aulas teóricas: 2ª semana

Início das aulas práticas: 2ª semana


12. Comportamento Humano e Ambiente

Início das aulas teóricas: 1ª semana

Início das aulas práticas: 2ª semana


13. Psicologia do Dinâmica do Desenvolvimento

Início das aulas teóricas: 1ª semana

Início das aulas práticas: 1ª semana

*

=)*

Finalmente...

Oláaa*

Aqui estamos nós, os sobreviventes, os que resistiram a mais um semestre de luta constante contra livros, trabalhos, horas de sono, cansaço, stress... mas respirem fundo, já passou... uffa!
Parabéns a todos pela vossa luta!

Agora pensem que estão de fériassss!! Simmm, eu sei que uns já estão à imenso tempo, mas agora toda a gente está de férias... finalmente acabaram os exames!! eh eh (ainda falta o de estatística, mas queria publicar este post lol)

Aproxima-se mais um semestre, mas nem tudo é mau... eu e a Sofia estamos a tentar organizar um jantar... simmm!!! Se tudo correr como desejado, será no inicio do 2º semestre! Mas não façam muitas perguntas, as informações aparecerão no blog =). A propósito aproveito para dizer que sempre que sei de alguma informação meto no blog, quando não se encontra nada no blog é porque não sei nada! =)

Em relação a este semestre, o 1º semestre, tenho a dizer que gosto imenso de ser delegada, apesar de dar muito trabalho, de haver acontecimentos menos felizes, esta é a verdade =§ ... De maneira geral, acho que correu bem, mas não conseguiria sem vocês por isso aqui fica o meu obrigada (a Sofia também agradece eh eh).

Beijinhossss*

BOASSSS FÉRIASSSSS
(sempre sonhei dizer isto lol)

=)*

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Esclarecimento de dúvidas - IPEAP

Aula de esclarecimento de dúvidas de Introdução às Probabilidades e Estatística Aplicada à Psicologia:

Docente: Prof.ª Isabel Dória

Dia: 12 de Fevereiro de 2009

Hora: 14h

Sala: 8


=)*

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Como Trabalhar o Luto

Oláaa*

A associação a Apelo - Apoio à Pessoa em Luto, está a promover um workshop "Como Trabalhar o Luto", com a ajuda da programação Neuro-Linguística (PNL).


A Programação Neuro-Linguística é um instrumento de estudo e transformação pessoal, capaz de levar o indivíduo a conhecer-se e relacionar-se melhor, a viver com mais prazer, instalar uma performance de sucesso, superar traumas, medos e inseguranças e dominar a arte de preparar o seu futuro.


1. Conteúdos do Workshop


- História e definição da PNL;

- Consciência do estado: níveis neurológicos e sub modalidades;

- Integração: exploração de posições perceptíveis, alinhamento de níveis neurológicos, linha de tempo;

- Mudança: mudança de perspectiva - padrões de localização, reconhecer e mudar crenças limitadoras, mudança do estado emocional (associação/dissociação; âncoras; descoberta de recursos), padrão de luto, processo de longevidade - descobrir as jóias no passado, trabalho de luto "Ho'o Pono Pono".


2. Informações


Data: 21 de Março de 2009

Horário: 09h30 às 18h30

Local: Ainda a ser definido (depois direi onde é)

Preço: Estudantes 65€ e Profissionais 70€

Inscrições: Enviar email para Andreia Ribeiro - marisamiau@hotmail.com

Pagamento: Antes do inicio do workshop, no próprio dia.

Certificado: sim!


=)*

Obrigadaaa Andreia Ribeiro =)*

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Notas de Análise Exploratória de Dados Multivariados


=)*

Calendário Lectivo 2008-2009

Aqui fica os prazos da nossa vida académica:

(clicar na imagem)

=)*

Previsão - Notas de Neurobiologia do Comportamento

Oláa*

Deixo aqui informações relativas ao lançamento das notas e 2ª época de Neurobiologia do Comportamento:

- As notas possivelmente sairão na próxima semana.

- A professora vai estender o prazo para a entrega de trabalhos de 2ª época.

- Segundo as senhoras da secretaria, só se devem inscrever para melhoria depois de as notas serem lançadas.

=)*

Apontamentos de Biologia e Genética

Oláaa*

Aqui ficam uns apontamentos de Biologia e Genética:


1. Apontamentos

Célula e Organitos
Mitose e Meiose
Núcleo
Sistema Nervoso
Audição e Visão
Genética Mendeliana


2. Resumos

Visão
Organitos Celulares
Mitose e Meiose
Código Genético
Cromossomas e Cromossomopatias
Hereditariedade
Hereditariedade Mendeliana
Hereditariedade Multifactorial
Sistema Nervoso
Genética I
Genética II


3. Slides

Genoma Funcional
Membranas Biológicas


4. Nota

- Estes apontamentos não são oficiais, ou seja, podem conter erros (não desfazendo de quem os fez) .
- Segundo consta, o tema audição não sai no exame porque não foi dado.


=)*
Obrigadaaaa Gabriela Carvalho*
Obrigadaaaa Rita Oliveira*

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Achtung

Olá*

Deixo aqui informações sobre uma peça de teatro "Achtung" de Ana Piu e Paula Sousa.
É mais direccionada para crianças... é boa para ir ver com o irmão mais novo, com os filhos, com o primos, etc.

"No início era o verbo, a acção, a criação. E das trevas fez-se luz. E da luz surgiram seres respirantes que viveram felizes para sempre!!! Bem… viveram felizes quase sempre. Tentaram ser felizes. Por vezes conseguiram, outras falharam. Mas nunca desistiram. Desejaram ter, tiveram e foram perdendo. Quiseram recuperar e uniram-se. Voltaram ao início, porque no princípio é o verbo.


A “criação” do Homem, a sua acção na terra, a aproximação do “dilúvio” provocam uma tomada de consciência, que se deseja, obrigue a uma viragem, rumo ao equilíbrio entre a acção do homem e o meio ambiente."


Mais informações


A Teatroesfera é constituída por excelentes actores mas, infelizmente, as suas peças de teatro não são muito divulgadas... Ajudem-os!


=)*

Obrigadaaa Mariana Galvão*

Fonte