quarta-feira, 2 de junho de 2010

T14 - Psicologia Positiva

"Boa noite a tod@s!

- Nesta última aula não foram disponibilizados slides já que, à semelhança de outras semanas anteriores, tivemos convidados a falar-nos das suas experiências na aplicação da Psicologia Positiva no desenvolvimento dos seus projectos:
. Psicóloga Fátima Perloiro, que nos falou da intervenção para a mudança no Colégio S.João de Brito pela metodologia World Café;
. Frederico Vital, fundador do projecto Terra dos Sonhos.

- Relativamente à avaliação, fica aqui um "pequeno" resumo referente aos componentes da avaliação.

-> Como sabem, deverá ser realizado um trabalho final (pode ser realizado individualmente ou em grupo) sobre um dos temas da Unidade Curricular. Quanto ao número de páginas do trabalho, depende do número de elementos do grupo que deverá ter cerca de 4/5 págs por pessoa (ou seja, 4/5 págs x nº de pessoas no grupo).
Como também já aqui foi referido algumas vezes, a estrutura deverá ser semelhante à de um artigo científico contendo os seguintes parâmetros: Título; Abstract/Resumo; Palavras-chave; Introdução ao tema; Desenvolvimento do tema; Conclusão e Bibliografia.

-» Deve ser ainda entregue um portefólio com as 12 tarefas (13 se contarem com a avaliação da UC embora essa não faça parte do portefólio) lançadas ao longo das semanas (que podem não estar exactamente pela ordem referida, o importante é que estejam todos os exercícios presentes). Mais uma vez, recordo que NÃO é necessário constar no portefólio qualquer tipo de informações de carácter pessoal/ íntimo, APENAS é pedido que constem as reflexões. Assim, elementos como a Lista das 3 Bençãos Diárias, a Carta de Gratidão, a Carta de Perdão ou mesmo o Genograma Familiar são de entrega facultativa podendo ser entregue apenas a reflexão sobre estes elementos.

Deixo aqui uma lista com as 12 tarefas pela ordem em que foram lançadas:
1) 3 Bençãos diárias
2) Poema/ texto/ letra de música inspirador que reflita o sentido da própria vida + justificação/comentário;
3) Fazer algo que me deixa feliz - actividade promotora de emoções positivas centrada no indivíduo;
4) Fazer algo que leva felicidade a outros - actividade promotora de emoções positivas centrada nos outros;
5) Carta de Gratidão;
6) "Good Consumerism" - ida a mercado/feira/praça e supermercado/grande superfície e comparar as interacções entre as pessoas;
7) Escrever um texto sobre "Eu no meu melhor": quando me senti melhor por ser quem sou e como sou?
8) Responder às 4 questões sobre as Positive Nations;
9) Carta de Perdão;
10) Escrever um texto sobre: "Será que levo uma vida que vale a pena ser vivida?"
11) Genograma Familiar (uma colega referiu a possibilidade de fazê-lo com o programa Genopro 2007 gratuito durante 15 dias; não é necessário incluir conflitos, etc., devendo sim, ser atribuído a cada elemento aquelas que consideram ser as suas forças e virtudes; o Genograma propriamente dito não tem que ser entregue obrigatoriamente, sendo apenas necessário constar a reflexão sobre a realização do mesmo);
12) Ver e comentar um dos vídeos do TED

(Para mais informações sobre cada tarefa, por favor, leiam os posts das semanas anteriores onde cada uma delas está explicada mais pormenorizadamente. Por ser de carácter facultativo, a tarefa lançada na aula do Dr. Manuel Forjaz não está mencionada na lista nem é necessário fazer parte do portefólio.)

-> Foi ainda pedido que seja escrito um texto onde avaliem a UC de PP: análise face aos aspectos teóricos, pedagógicos, associados à avaliação e seu impacto pessoal, ao programa da cadeira e ao que foi ministrado, etc. (Esta tarefa pode ser ANÓNIMA e entregue fora do portefólio).

Ambos os elementos devem ser entregues até dia 11 de Junho (1ª fase) ou 8 de Julho (2ª fase). Não há qualquer problema de entregar um dos elementos na 1ª fase e outro na 2ª (devido às preferências dos grupos) lembrando que a nota apenas sairá após a entrega e avaliação de ambos os elementos.

O portefólio e o trabalho podem ser entregues em mãos ou deixados nos cacifos dos professores até (e durante) os dias designados. (Respondendo a uma questão que aqui foi deixada, não, o portefólio não pode ser entregue por mail)

Para ser mais fácil proceder à classificação os professores pedem que conste o nome completo e número do aluno tanto no trabalho como no portefólio.

Espero ter esclarecido todas as dúvidas, se algo não estiver suficientemente explícito, ou caso surja alguma questão adicional (ou mesmo se notarem que está algo em falta) enviem mail que perguntarei aos professores e esclarecerei a questão.

Bom trabalho a tod@s! =)

Rita Oliveira"

=)*

Muitoo obrigada Rita Oliveira*

Sem comentários: