Nota: Estas indicações foram dadas pelo Professora Paulo Ventura no ano passado
1. Princípios Gerais
À semelhança de qualquer cartaz publicitário, os posters devem ser sintéticos e apelativos. A informação apresentada deverá ser retida facilmente, pelo que deve ser perfeitamente sistematizada. Um poster será mais apetecível se:
- Os pontos chave do poster forem evidentes a 2m de distância;
- O poster for visualmente apelativo, tiver uma concepção agradável e/ou inovadora;
- O número de palavras não for abusivo (máximo de 200 em texto corrido);
- A leitura for fácil e intuitiva;
- O leitor precisar de pouco tempo - 2 minutos - para perceber o trabalho.
Ideia Chave: O muito é inimigo do bom!!
- Os pontos chave do poster forem evidentes a 2m de distância;
- O poster for visualmente apelativo, tiver uma concepção agradável e/ou inovadora;
- O número de palavras não for abusivo (máximo de 200 em texto corrido);
- A leitura for fácil e intuitiva;
- O leitor precisar de pouco tempo - 2 minutos - para perceber o trabalho.
Ideia Chave: O muito é inimigo do bom!!
2. Alguns Detalhes e Algumas Máximas
2.1 Preparação
- "Nunca é cedo demais para pensar no poster". A concepção do poster começa no momento em que surge a pergunta/o problema a esclarecer. Já devia ter começado a pensar no assunto!
- O enunciar do problema da forma mais clara e sucinta é um excelente primeiro passo. Enunciei claramente o problema?
- Uma pesquisa sistematizada é um contributo importante para o sucesso da preparação do poster. Definir áreas chave!
- As linhas e/ou etapas sistematizadas para a pesquisa da informação podem constituir secções do Poster. Manter um ficheiro de ideias.
- Durante a pesquisa, devem ser recolhidas imagens o mais apelativas e elucidativas possível: Uma imagem pode valer 1000 palavras.
- "Nunca é cedo demais para pensar no poster". A concepção do poster começa no momento em que surge a pergunta/o problema a esclarecer. Já devia ter começado a pensar no assunto!
- O enunciar do problema da forma mais clara e sucinta é um excelente primeiro passo. Enunciei claramente o problema?
- Uma pesquisa sistematizada é um contributo importante para o sucesso da preparação do poster. Definir áreas chave!
- As linhas e/ou etapas sistematizadas para a pesquisa da informação podem constituir secções do Poster. Manter um ficheiro de ideias.
- Durante a pesquisa, devem ser recolhidas imagens o mais apelativas e elucidativas possível: Uma imagem pode valer 1000 palavras.
- Desde início, deverão ser produzidos esboços da organização do poster em folhas de papel, pois tal ajuda à estruturação progressiva do trabalho. Realizar estudos escritos!
2.2. Organização no Papel
- A informação deve ser simples de ler e compreender: O leitor tem pouco tempo.
- São 3 os itens a trabalhar: espaço livre, texto e imagens. Estes devem aparecer equilibrados, o que geralmente envolve 1 de 2 opções: (a) 1/3 para cada; (b) 50% de texto e 50% de imagens. Não favoreci um componente?
- Atenção: Frequentemente, privilegia-se o texto o que desencoraja o leitor: - Imagina-se a ler em pé dezenas de trabalhos assim!...
- Dados numerosos devem ser sistematizados em gráficos ou sob a forma de tabelas ou desenhos ilustrativos. As tendências é que importam!
- A informação deve ser simples de ler e compreender: O leitor tem pouco tempo.
- São 3 os itens a trabalhar: espaço livre, texto e imagens. Estes devem aparecer equilibrados, o que geralmente envolve 1 de 2 opções: (a) 1/3 para cada; (b) 50% de texto e 50% de imagens. Não favoreci um componente?
- Atenção: Frequentemente, privilegia-se o texto o que desencoraja o leitor: - Imagina-se a ler em pé dezenas de trabalhos assim!...
- Dados numerosos devem ser sistematizados em gráficos ou sob a forma de tabelas ou desenhos ilustrativos. As tendências é que importam!
2.3. Sequência da Informação no Formato Final
- A mesma de uma leitura normal, geralmente do topo esquerdo ate ao fundo direito. O pescoço do leitor é importante!
- Numerar, usar setas ou cores indicativas, ajuda a orientar o leitor. Não posso torná-lo menos confuso?
2.4. Formato do Texto
- Deve pode ser lido perfeitamente a 2m de distância. O tamanho das letra sé suficiente?
- Parágrafos de texto apenas em maiúsculas são difíceis de ler.
- A leitura é facilitada quando o espaçamento de texto é de linha única e o dos parágrafos de linha dupla. Mudar o espaçamento facilita a leitura?
- As frases longas desanimam. Curto e directo s.f.f.!!!
- Sugestões: para tamanhos de letra para o formato A4: Título - 20 pt; Cabeçalhos - 10 pt; Texto - 5 pt.
- Deve pode ser lido perfeitamente a 2m de distância. O tamanho das letra sé suficiente?
- Parágrafos de texto apenas em maiúsculas são difíceis de ler.
- A leitura é facilitada quando o espaçamento de texto é de linha única e o dos parágrafos de linha dupla. Mudar o espaçamento facilita a leitura?
- As frases longas desanimam. Curto e directo s.f.f.!!!
- Sugestões: para tamanhos de letra para o formato A4: Título - 20 pt; Cabeçalhos - 10 pt; Texto - 5 pt.
2.5. Raciocínios
- O trabalho realizado deve ser compreendido mesmo na ausência do autor. O Poster "fala" por si?
- As etapas de raciocínios efectuados podem corresponder a secções do poster, na mesma sequência. Encadear logicamente.
- A leitura do resumo e da conclusão deve desafiar o leitor a percorrer o resto do trabalho. Posso expor as conclusões de formas mais interessante?
3. O "Handout": uma ferramenta útil de trabalho e divulgação
- Uma maneira de perceber se os vários aspectos da concepção do Poster estão salvaguardados no produto resultante, é preprar o poster em computador, e imprimi-lo numa folha A4, sem alterar as proporções. Esta impressão designa-se por handout do poster.
- Um handout confuso, de leitura difícil, sem coerência gráfica ou desproporcionado quanto às suas partes constituintes, indicia que no seu tamanho real o Poster padecerá de características semelhantes. Por outro lado, se o handout estiver bem construído, então o Poster também estará.
- Preparar handouts tem as vantagens adicionais de: poder ser distribuído em congressos; ser facilmente arquivável; ser uma forma mais simples e económica de aprender a fazer posters, do que fazê-los em tamanho de parede.
4. Mais Informações- Uma maneira de perceber se os vários aspectos da concepção do Poster estão salvaguardados no produto resultante, é preprar o poster em computador, e imprimi-lo numa folha A4, sem alterar as proporções. Esta impressão designa-se por handout do poster.
- Um handout confuso, de leitura difícil, sem coerência gráfica ou desproporcionado quanto às suas partes constituintes, indicia que no seu tamanho real o Poster padecerá de características semelhantes. Por outro lado, se o handout estiver bem construído, então o Poster também estará.
- Preparar handouts tem as vantagens adicionais de: poder ser distribuído em congressos; ser facilmente arquivável; ser uma forma mais simples e económica de aprender a fazer posters, do que fazê-los em tamanho de parede.
- Site explicativo (podem fazer downloads das formatações dos posters)
- Exemplo de um bom poster (18,5 valores)
(Clicar na imagem para visualizar com maior nitidez)
=)*
Sem comentários:
Enviar um comentário