sábado, 23 de maio de 2009

Comunicado - Psicologia das Relações Pessoais

Comunicado do Professor João Moreira:

Caros estudantes do 2º ano,

Com as alterações que se irão verificar no funcionamento da cadeira de Psicologia das Relações Pessoais, vão deixar de existir nesta cadeira os trabalhos de iniciação à investigação que foram feitos no ano lectivo passado. No entanto, e como me parece que estes trabalhos constituem uma experiência de aprendizagem muito útil, tendo em conta o trabalho de investigação que terão de realizar para a vossa dissertação de mestrado no 5º ano, pareceu-me que seria desejável proporcionar aos estudantes que o desejassem a possibilidade de realizar um trabalho em moldes semelhantes. Estes trabalhos, parece-me, seriam do maior interesse para aqueles que gostariam de prosseguir os estudos a nível do doutoramento ou de enveredar por uma carreira com um componente importante de investigação.

Uma vez que se trataria, em qualquer caso, de um volume de trabalho importante, é minha intenção propor ao Conselho Científico que estes trabalhos sejam reconhecidos em termos de créditos curriculares, nos termos previstos no Regulamento do Mestrado Integrado. Assim, os trabalhos seriam creditados com um total de 6 créditos ECTS, ou seja, substituiriam uma cadeira optativa.


Além disso, existe ainda a possibilidade de estes trabalhos serem apoiados por bolsas, atribuídas ao abrigo do protocolo da Universidade de Lisboa com a Fundação Amadeu Dias, como já aconteceu no ano passado com dois colegas vossos, actualmente a terminar o 3º ano. Estas bolsas têm, segundo a informação de que disponho, prevista a sua divulgação para a próxima semana, esperando-se que a apresentação de candidaturas decorra durante o mês de Junho (se acontecer como no ano passado).


Os alunos interessados não terão de encontrar por si mesmos um tema para a investigação, podendo integrar-se numa das linhas de investigação que eu actualmente desenvolvo (nas áreas da psicologia das relações pessoais, teoria da vinculação, apoio social, psicologia evolutiva, teoria das estratégias sexuais, psicologia da religião, emoções morais, etc.) Os alunos que o desejarem poderão propor temas próprios, dentro destas áreas genéricas, que terão depois de ser discutidos em termos do seu interesse e viabilidade. A intenção é que destes trabalhos resulte a publicação de artigos científicos, em revistas Portuguesas ou mesmo internacionais. Podem consultar alguns dos meus trabalhos anteriores na minha página pessoal, em http://www2.fpce.ul.pt/pessoal/jmoreira/Port/PSIC_P.HTM#Investigação.


Para melhor esclarecimento acerca dos detalhes, haverá uma reunião para quem esteja eventualmente interessado em participar, na próxima 4ª feira, dia 27 de Maio, às 17h, na sala de reuniões que fica ao fundo do corredor dos gabinetes dos docentes do ciclo básico (em frente ao gabinete da Prof. Stella Aguiar). Nessa reunião poderão obter mais informação, colocar as vossas questões e discutir as ideias que eventualmente já tenham. Podem também contactar-me via e-mail ou pessoalmente na Faculdade. O meu gabinete fica ao lado da dita sala de reuniões, sendo o mesmo do Prof. Wolfgang Lind.


Muito obrigado pela vossa atenção,


João M. Moreira


jmoreira@fpce.ul.pt

=)*

Sem comentários: