sábado, 6 de junho de 2009

Estrutura - Exame de Psicologia do Desenvolvimento

Directamente do e-mail da Cristina Simões*:

"Olá coleguinhas!!

Hoje na aula de Psicologia de Desenvolvimento a Profª. Sara Bahia deu uma ideia das perguntas que saem para o exame.

O exame é constituído por 20 questões de escolha múltipla mas todas elas terão de ser justificadas. Reforço: todas elas (20). Para a justificação temos 8 linhas em cada questão, mas não temos de as usar todas, as justificações são de resposta curta.

As questões que saem:

* Questões chave do desenvolvimento (A profª. diz que pode confrontar as questões chave do desenvolvimento com uma afirmação do tipo:"Se uma criança sabe soletrar as letras aos 10 anos", por exemplo).

* Perspectivas teóricas do desenvolvimento (Título do acetato: "As várias teorias)

* 1 pergunta de carácter geral sobre a teoria psicanalítica de Freud

* 2 questões sobre as teorias: Freud, Erikson, Havighurst

* Sistemas humanos (Saber bem o texto)

* Método Clínico de Piaget (aspectos práticos - slide 28 do método clínico). Ex: aprofª Sara disse que pode colocar um diálogo entre o experimentador e uma criança e pedir que nós digamos se se trata de uma contra prova, sugestão, etc.

* Operações Psicológicas
Duas grandes preocupações na teoria de Piaget: Invariantes funcionais e variantes estruturais.
Noção do processo de equilibração, adaptação

* 1 Pergunta sobre Classificação; Seriação; Conservação (Está num slide)

* 1 pergunta sobre Comportamentos de equilibração: Alfa, Beta e Gama (Está num slide - saber isto bem)

* Vigotsky ( 1 pergunta geral sobre construção de andaimes ou zona proximal /Desenvolvimento. Plano pessoal.

* 1 pergunta sobre Desenv. Físico ( Sobre o que são capazes de fazer, sobre o que representam em termos de desenvolvimento pessoal, serem cada vez mais coordenados, etc.)

* Estratégias (O que a estratégia representa e possibilita aos adolescentes em termos de rendimento académico e não em termos do que são capazes de fazer em cada idade)

* Desenho (Ou vai fazer uma pergunta geral sobre o que a expressão plástica permite em termos de desenvolvimento ou então a profª vai dar um exemplo de um desenho (Casinha torta ou visão raio-x) e coloca várias questões relacionadas com o desenho (Ex: Qual dos desenhos revela um estádio de desenvolvimento operatório completo?)

* Desenvolvimento emocional e social ( Vai colocar uma de duas possíveis perguntas: 1- Saber o que é auto-regulação emocional e auto-estima; 2- Piaget)

* Sexualidade (Constância do género sexual - apenas slide a partir dos 8 anos - este slide é muito importante)

* Kohlberg
Identificar (Pré-convencional; Convencional e Pós convencional) - Ex: Dizer uma resposta típica do estádio 2

* Teoria da Gilligan (ética do cuidar de); (Confronto entre a ética da justiça e o de cuidar de).

* Adolescência
"Tarefas de Newman e Newman"
Uma de duas questões: 1- Aceitação da nova imagem corporal; 2- Desenv. Social - integração num grupo de pares ou sobre Elkind e as formas de egocentrismo adolescente."


=)*

Obrigadaaa à Cristina e a todos que me reeenviaram o e-mail dela* Cristina não sei se era para publicar mas como ninguém enviou-me nada... * Muitooo obrigada*

Sem comentários: