terça-feira, 23 de junho de 2009

2ª Época - Perguntas de Psicologia Social

A. Perguntas

Comunicado da Professora Sofia Santos:
De entre as 3 perguntas que se seguem, podem optar por responder a todas ou só algumas perguntas e contam para a média as melhores 3 ou 2 perguntas da primeira e segunda época (experiências), no caso de melhorarem alguma.

1. O que têm em comum e o que elucidam sobre o comportamento humano um conjunto de fenómenos evidenciados pela psicologia designados por obediência cega à autoridade e instituições, conformismo, difusão da responsabilidade, desumanização, adesão a normas e desempenho e ajustamento rígido a papéis atribuídos? (Talvez seja útil a aula relacionada com a 1ª pergunta da 1ª época - aqui)

2.
Que evidências existem sobre os mecanismos que medeiam (que ocorrem sob) a ameaça dos estereótipos? (Talvez sejam úteis os artigos relacionados com a 2ª pergunta da 1ª época - aqui)

3.
Até que ponto os efeitos de contraste nos julgamentos de atracção física resultante da exposição a pessoas muito atraentes (e.g., Kenrick e Gutierres, 1980) pode ser geralmente explicado pelo modelo de afecto-atracção (Byrne, london & Reeves, 1968)? (Talvez sejam úteis os artigos relacionados com a 3ª pergunta da 1ª época - aqui)


B.Formatação

Máximo de linhas: 20

Letra: Times New Roman

Tamanho da letra: 12

Margens esquerda e direita: 2,5 cm.

O desrespeito por estes critérios é penalizado.

As respostas devem ser fundamentadas, sendo essencial não só a apresentação da bibliografia consultada, como a referência no texto às fontes bibliográficas apropriadas. A ausência de referências bibliográficas ou referências bibliográficas com erros são penalizadas.

Para além disto, tem-se, como critérios de avaliação:

- A qualidade de articulação dos conceitos: as repostas devem ser dadas usando um discurso claro sintéticos e preciso;

- A busca e consulta de literatura relevante, devendo ir, sempre que possível, para além da bibliografia dada.

- A originalidade da resposta, pretendendo-se respostas que, em última análise, decorram de um estudo e reflexão pessoal e não meramente da paráfrase das ideias apresentadas na maioria das respostas à mesma pergunta. No limite, respostas à mesma perguntam que sejam iguais, ou muito semelhantes, serão anuladas.


C. Entrega

Prazo de entrega: 15 de Julho de 2009

Local de entrega:

1ª e 2ª Pergunta - Cacifo da Professora Sofia Santos

3ª Pergunta - Cacifo do Professor Mário


=)*


Sem comentários: