domingo, 8 de março de 2009

Como fazer um bom Poster?

1. Princípios Gerais

À semelhança de qualquer cartaz publicitário, os posters devem ser sintéticos e apelativos. A informação apresentada deverá ser retida facilmente, pelo que deve ser perfeitamente sistematizada. Um poster será mais apetecível se:

- Os pontos chave do poster forem evidentes a 2m de distância;

- O poster for visualmente apelativo, tiver uma concepção agradável e/ou inovadora;

- O número de palavras não for abusivo (máximo de 200 em texto corrido);

- A leitura for fácil e intuitiva;

- O leitor precisar de pouco tempo - 2 minutos - para perceber o trabalho.


Ideia Chave: O muito é inimigo do bom!!



2. Alguns Detalhes e Algumas Máximas


2.1 Preparação

- "Nunca é cedo demais para pensar no poster". A concepção do poster começa no momento em que surge a pergunta/o problema a esclarecer. Já devia ter começado a pensar no assunto!

- O enunciar do problema da forma mais clara e sucinta é um excelente primeiro passo. Enunciei claramente o problema?

- Uma pesquisa sistematizada é um contributo importante para o sucesso da preparação do poster. Definir áreas chave!

- As linhas e/ou etapas sistematizadas para a pesquisa da informação podem constituir secções do Poster. Manter um ficheiro de ideias.

- Durante a pesquisa, devem ser recolhidas imagens o mais apelativas e elucidativas possível: Uma imagem pode valer 1000 palavras.

- Desde início, deverão ser produzidos esboços da organização do poster em folhas de papel, pois tal ajuda à estruturação progressiva do trabalho. Realizar estudos escritos!


2.2. Organização no Papel

- A informação deve ser simples de ler e compreender: O leitor tem pouco tempo.

- São 3 os itens a trabalhar: espaço livre, texto e imagens. Estes devem aparecer equilibrados, o que geralmente envolve 1 de 2 opções: (a) 1/3 para cada; (b) 50% de texto e 50% de imagens. Não favoreci um componente?

- Atenção: Frequentemente, privilegia-se o texto o que desencoraja o leitor: - Imagina-se a ler em pé dezenas de trabalhos assim!...

- Dados numerosos devem ser sistematizados em gráficos ou sob a forma de tabelas ou desenhos ilustrativos. As tendências é que importam!


2.3. Sequência da Informação no Formato Final

- A mesma de uma leitura normal, geralmente do topo esquerdo ate ao fundo direito. O pescoço do leitor é importante!

- Numerar, usar setas ou cores indicativas, ajuda a orientar o leitor. Não posso torná-lo menos confuso?


2.4. Formato do Texto

- Deve pode ser lido perfeitamente a 2m de distância. O tamanho das letra sé suficiente?

- Parágrafos de texto apenas em maiúsculas são difíceis de ler.

- A leitura é facilitada quando o espaçamento de texto é de linha única e o dos parágrafos de linha dupla. Mudar o espaçamento facilita a leitura?

- As frases longas desanimam. Curto e directo s.f.f.!!!

- Sugestões: para tamanhos de letra para o formato A4: Título - 20 pt; Cabeçalhos - 10 pt; Texto - 5 pt.


2.5. Raciocínios

- O trabalho realizado deve ser compreendido mesmo na ausência do autor. O Poster "fala" por si?

- As etapas de raciocínios efectuados podem corresponder a secções do poster, na mesma sequência. Encadear logicamente.

- A leitura do resumo e da conclusão deve desafiar o leitor a percorrer o resto do trabalho. Posso expor as conclusões de formas mais interessante?


3. O "Handout": uma ferramenta útil de trabalho e divulgação

- Uma maneira de perceber se os vários aspectos da concepção do Poster estão salvaguardados no produto resultante, é preprar o poster em computador, e imprimi-lo numa folha A4, sem alterar as proporções. Esta impressão designa-se por handout do poster.

- Um handout confuso, de leitura difícil, sem coerência gráfica ou desproporcionado quanto às suas partes constituintes, indicia que no seu tamanho real o Poster padecerá de características semelhantes. Por outro lado, se o handout estiver bem construído, então o Poster também estará.

- Preparar handouts tem as vantagens adicionais de: poder ser distribuído em congressos; ser facilmente arquivável; ser uma forma mais simples e económica de aprender a fazer posters, do que fazê-los em tamanho de parede.






4. Mais Informações


- Site explicativo (podem fazer downloads das formatações dos posters)

- Exemplo de um bom poster (18,5 valores)


(Clicar na imagem para visualizar com maior nitidez)


=)*
Obrigadaaa Catarina Leal* =)*
Obrigadaaa Joana Almeida Monteiro* =)*

Sem comentários: