quinta-feira, 5 de março de 2009

Programa de Neuropsicologia Cognitiva

1. Aulas

- Teóricas: Prof. Paulo Ventura
- Práticas: Profª Tânia Fernandes


2. Programa

- Introdução à neuropsicologia
- Métodos e técnicas
- Atenção e heminegligência
- Percepção e agnosias
- Neuropsciologia da memória
- Anomalias na consciência da acção
- Anomalias na planificação da acção
- Funções executivas
- Raciocínio e tomada de decisão
- Reconhecimento de objectos
- Tratamento de faces
- Neuropsicologia da linguagem falada e escrita
- neuropsicologia da leitura


3. Bibliografia:

Fornecida no fim de cada módulo


4. Avaliação

Duas perguntas para responder em casa (5 valores cada)

- 1ª Pergunta

Tema fixo (lançada possivelmente depois da Páscoa)

- 2ª Pergunta

Escolher um de três temas (lançada no final do semestre)


5. Participação Voluntárias em Experiências

A participação voluntária em experiências é creditada com um valor.


6. Aulas Teórico Práticas

- Importância do estudo de caso único na Neuropsicologia Cognitiva (23/24 de Março)

Discussão de Textos:

Caramazza, A. & McCloskey, M. (1998). The Case for Single-patient Studies. Cognitive Neuropsychology, 5(5) 517-528.

Caplan, D. (1988). On the role of group studies in neuropsychological and pathopsychological research. Cognitive Neuropsychology, 5 (5), 535-547.


- Afasia (13/14 de Abril)

Discussão de Textos:

Wallesch, C-W., Herrmann, M. & Bartels, C. (2003). Wernicke's cases of conduction aphasia. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, (vol II) pp. 9-17. Hove and New York: Psychology Press.

Ryalls, J. & Lecours, A. (1999). Brocas´s First Two Cases: From Bumps on the Head to Cortical Convolutions. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, pp. 235-242. UK: Psychology Press.


- Alexia (27/28 de Abril)

Discussão de Textos:

Handey, R. & Kay, J. (2003). Monsieur C.: Dejerine's case of alexia without agraphia. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, (Vol. II) pp. 57-73. Hove and New York: Psychology Press.

Behrmann, M. & Bub, D. (1992). Surface dislexia and dysgraphia: dual routes, single lexicon. Cognitve Neuropsychology, 9 (3), 209-251.


- Amnésia (18/19 de Maio)

Análise do filme e Discussão de Textos:

Parkin, A. (1999). H.M.: Medial Temporal Lobes and Memory. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, pp. 337-347. UK: Psychology Press.

Shallice, T. & Warrington, E. K. (1970). Independent functioning of verbal memory stores: A neurospychological study. The Quaterly Journal of Experimental Psychology, 22 (2), 261-273.



7. Avaliação Aulas Teórico-Práticas

- Breve apresentação oral (15 a 20 minutos) e discussão (40 minutos) de artigos (grupos no máximo com 4 alunos) - 6 valores. Os grupos de discussão devem organizar previamente um número de questões a serem debatidas pela turma na aula.

- Cada grupo prepara a apresentação oral com base num artigo, mas têm de preparar questões sobre o artigo do outro grupo que apresenta no mesmo dia.


Exemplo: Tema Alexia

Grupo A - Apresentação oral com base no texto:

Handey, R. & Kay, J. (2003). Monsieur C.: Dejerine's case of alexia without agraphia. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, (Vol. II) pp. 57-73. Hove and New York: Psychology Press.

Grupo A - Dicussão com base no texto da apresentação oral do Grupo B:

Behrmann, M. & Bub, D. (1992). Surface dislexia and dysgraphia: dual routes, single lexicon. Cognitve Neuropsychology, 9 (3), 209-251.

Grupo B - Apresentação oral com base no texto:

Behrmann, M. & Bub, D. (1992). Surface dislexia and dysgraphia: dual routes, single lexicon. Cognitve Neuropsychology, 9 (3), 209-251.

Grupo B - Dicussão com base no texto da apresentação oral do Grupo A:

Handey, R. & Kay, J. (2003). Monsieur C.: Dejerine's case of alexia without agraphia. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, (Vol. II) pp. 57-73. Hove and New York: Psychology Press.

Assim, cada grupo tem de ler os dois artigos de cada tema.


- Realização e apresentação de um Poster Temático (grupos com 4 elmentos no máximo) - 4 valores.


8. Citérios de Avaliação

- Clareza da exposição;

- Gestão adequada do tempo de exposição (20 min + 5 tolerância);

- Relação entre os dois textos do tema;

- Explicitação dos principais objectivos do texto com referência ao quadro teórico;

- Definição das principais abordagens/conceitos indispensáveis à compreensão do texto;

- Referência às principais questões de debate;

- Resposta adequada às questões propostas e colocadas pelo outro grupo de debate;

- Apreciação pessoal do texto apresentado.


Nota:

Confirmem sempre a bibliografia porque posso ter-me enganado a copiá-la do programa.
Desculpem ter perdido as aulas...

=(*
Lili*

Sem comentários: