1. Aulas
- Teóricas: Prof. Paulo Ventura
- Práticas: Profª Tânia Fernandes
2. Programa
- Introdução à neuropsicologia
- Métodos e técnicas
- Atenção e heminegligência
- Percepção e agnosias
- Neuropsciologia da memória
- Anomalias na consciência da acção
- Anomalias na planificação da acção
- Funções executivas
- Raciocínio e tomada de decisão
- Reconhecimento de objectos
- Tratamento de faces
- Neuropsicologia da linguagem falada e escrita
- neuropsicologia da leitura
3. Bibliografia:
Fornecida no fim de cada módulo
4. Avaliação
Duas perguntas para responder em casa (5 valores cada)
- 1ª Pergunta
Tema fixo (lançada possivelmente depois da Páscoa)
- 2ª Pergunta
Escolher um de três temas (lançada no final do semestre)
5. Participação Voluntárias em Experiências
A participação voluntária em experiências é creditada com um valor.
6. Aulas Teórico Práticas
- Importância do estudo de caso único na Neuropsicologia Cognitiva (23/24 de Março)
Discussão de Textos:
Caramazza, A. & McCloskey, M. (1998). The Case for Single-patient Studies. Cognitive Neuropsychology, 5(5) 517-528.
Caplan, D. (1988). On the role of group studies in neuropsychological and pathopsychological research. Cognitive Neuropsychology, 5 (5), 535-547.
- Afasia (13/14 de Abril)
Discussão de Textos:
Wallesch, C-W., Herrmann, M. & Bartels, C. (2003). Wernicke's cases of conduction aphasia. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, (vol II) pp. 9-17. Hove and New York: Psychology Press.
Ryalls, J. & Lecours, A. (1999). Brocas´s First Two Cases: From Bumps on the Head to Cortical Convolutions. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, pp. 235-242. UK: Psychology Press.
- Alexia (27/28 de Abril)
Discussão de Textos:
Handey, R. & Kay, J. (2003). Monsieur C.: Dejerine's case of alexia without agraphia. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, (Vol. II) pp. 57-73. Hove and New York: Psychology Press.
Behrmann, M. & Bub, D. (1992). Surface dislexia and dysgraphia: dual routes, single lexicon. Cognitve Neuropsychology, 9 (3), 209-251.
- Amnésia (18/19 de Maio)
Análise do filme e Discussão de Textos:
Parkin, A. (1999). H.M.: Medial Temporal Lobes and Memory. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, pp. 337-347. UK: Psychology Press.
Shallice, T. & Warrington, E. K. (1970). Independent functioning of verbal memory stores: A neurospychological study. The Quaterly Journal of Experimental Psychology, 22 (2), 261-273.
7. Avaliação Aulas Teórico-Práticas
- Breve apresentação oral (15 a 20 minutos) e discussão (40 minutos) de artigos (grupos no máximo com 4 alunos) - 6 valores. Os grupos de discussão devem organizar previamente um número de questões a serem debatidas pela turma na aula.
- Cada grupo prepara a apresentação oral com base num artigo, mas têm de preparar questões sobre o artigo do outro grupo que apresenta no mesmo dia.
Exemplo: Tema Alexia
Grupo A - Apresentação oral com base no texto:
Handey, R. & Kay, J. (2003). Monsieur C.: Dejerine's case of alexia without agraphia. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, (Vol. II) pp. 57-73. Hove and New York: Psychology Press.
Grupo A - Dicussão com base no texto da apresentação oral do Grupo B:
Behrmann, M. & Bub, D. (1992). Surface dislexia and dysgraphia: dual routes, single lexicon. Cognitve Neuropsychology, 9 (3), 209-251.
Grupo B - Apresentação oral com base no texto:
Behrmann, M. & Bub, D. (1992). Surface dislexia and dysgraphia: dual routes, single lexicon. Cognitve Neuropsychology, 9 (3), 209-251.
Grupo B - Dicussão com base no texto da apresentação oral do Grupo A:
Handey, R. & Kay, J. (2003). Monsieur C.: Dejerine's case of alexia without agraphia. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, (Vol. II) pp. 57-73. Hove and New York: Psychology Press.
Assim, cada grupo tem de ler os dois artigos de cada tema.
- Realização e apresentação de um Poster Temático (grupos com 4 elmentos no máximo) - 4 valores.
- Teóricas: Prof. Paulo Ventura
- Práticas: Profª Tânia Fernandes
2. Programa
- Introdução à neuropsicologia
- Métodos e técnicas
- Atenção e heminegligência
- Percepção e agnosias
- Neuropsciologia da memória
- Anomalias na consciência da acção
- Anomalias na planificação da acção
- Funções executivas
- Raciocínio e tomada de decisão
- Reconhecimento de objectos
- Tratamento de faces
- Neuropsicologia da linguagem falada e escrita
- neuropsicologia da leitura
3. Bibliografia:
Fornecida no fim de cada módulo
4. Avaliação
Duas perguntas para responder em casa (5 valores cada)
- 1ª Pergunta
Tema fixo (lançada possivelmente depois da Páscoa)
- 2ª Pergunta
Escolher um de três temas (lançada no final do semestre)
5. Participação Voluntárias em Experiências
A participação voluntária em experiências é creditada com um valor.
6. Aulas Teórico Práticas
- Importância do estudo de caso único na Neuropsicologia Cognitiva (23/24 de Março)
Discussão de Textos:
Caramazza, A. & McCloskey, M. (1998). The Case for Single-patient Studies. Cognitive Neuropsychology, 5(5) 517-528.
Caplan, D. (1988). On the role of group studies in neuropsychological and pathopsychological research. Cognitive Neuropsychology, 5 (5), 535-547.
- Afasia (13/14 de Abril)
Discussão de Textos:
Wallesch, C-W., Herrmann, M. & Bartels, C. (2003). Wernicke's cases of conduction aphasia. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, (vol II) pp. 9-17. Hove and New York: Psychology Press.
Ryalls, J. & Lecours, A. (1999). Brocas´s First Two Cases: From Bumps on the Head to Cortical Convolutions. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, pp. 235-242. UK: Psychology Press.
- Alexia (27/28 de Abril)
Discussão de Textos:
Handey, R. & Kay, J. (2003). Monsieur C.: Dejerine's case of alexia without agraphia. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, (Vol. II) pp. 57-73. Hove and New York: Psychology Press.
Behrmann, M. & Bub, D. (1992). Surface dislexia and dysgraphia: dual routes, single lexicon. Cognitve Neuropsychology, 9 (3), 209-251.
- Amnésia (18/19 de Maio)
Análise do filme e Discussão de Textos:
Parkin, A. (1999). H.M.: Medial Temporal Lobes and Memory. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, pp. 337-347. UK: Psychology Press.
Shallice, T. & Warrington, E. K. (1970). Independent functioning of verbal memory stores: A neurospychological study. The Quaterly Journal of Experimental Psychology, 22 (2), 261-273.
7. Avaliação Aulas Teórico-Práticas
- Breve apresentação oral (15 a 20 minutos) e discussão (40 minutos) de artigos (grupos no máximo com 4 alunos) - 6 valores. Os grupos de discussão devem organizar previamente um número de questões a serem debatidas pela turma na aula.
- Cada grupo prepara a apresentação oral com base num artigo, mas têm de preparar questões sobre o artigo do outro grupo que apresenta no mesmo dia.
Exemplo: Tema Alexia
Grupo A - Apresentação oral com base no texto:
Handey, R. & Kay, J. (2003). Monsieur C.: Dejerine's case of alexia without agraphia. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, (Vol. II) pp. 57-73. Hove and New York: Psychology Press.
Grupo A - Dicussão com base no texto da apresentação oral do Grupo B:
Behrmann, M. & Bub, D. (1992). Surface dislexia and dysgraphia: dual routes, single lexicon. Cognitve Neuropsychology, 9 (3), 209-251.
Grupo B - Apresentação oral com base no texto:
Behrmann, M. & Bub, D. (1992). Surface dislexia and dysgraphia: dual routes, single lexicon. Cognitve Neuropsychology, 9 (3), 209-251.
Grupo B - Dicussão com base no texto da apresentação oral do Grupo A:
Handey, R. & Kay, J. (2003). Monsieur C.: Dejerine's case of alexia without agraphia. In: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y. & Lecours, A. (Eds.), Classic Cases in Neuropsychology, (Vol. II) pp. 57-73. Hove and New York: Psychology Press.
Assim, cada grupo tem de ler os dois artigos de cada tema.
- Realização e apresentação de um Poster Temático (grupos com 4 elmentos no máximo) - 4 valores.
8. Citérios de Avaliação
- Clareza da exposição;
- Gestão adequada do tempo de exposição (20 min + 5 tolerância);
- Relação entre os dois textos do tema;
- Explicitação dos principais objectivos do texto com referência ao quadro teórico;
- Definição das principais abordagens/conceitos indispensáveis à compreensão do texto;
- Referência às principais questões de debate;
- Resposta adequada às questões propostas e colocadas pelo outro grupo de debate;
- Apreciação pessoal do texto apresentado.
Nota:
Confirmem sempre a bibliografia porque posso ter-me enganado a copiá-la do programa.
Desculpem ter perdido as aulas...
=(*
Lili*
Sem comentários:
Enviar um comentário